O que é Yoga


Professor Carlos Henrique 


Yoga é União com Deus

     Quem somos nós?  Neste instante, percebemo-nos apenas como seres humanos, temos consciência de pensamentos, emoções, sensações e corpo. Definimo-nos como seres humanos enquadrados dentro dessa configuração e é a partir dessas características humanas que experimentamos o mundo, tomando essa experiência por real. Vivendo dentro desta perspectiva humana a alegria e o sofrimento alternam-se por todo tempo. Não encontramos paz definitiva. 

     Mas a sabedoria da yoga nos mostra ser essa uma percepção limitada e distorcida da realidade. Ajuda-nos a perceber que estamos iludidos e oferece-nos métodos para despertarmos da ilusão. O praticante de yoga quer conhecer a verdade que liberta.

      Como humanos, temos a mesma aspiração básica: felicidade. Essa aspiração está por trás de todas as nossas escolhas nesta vida. Olhamos para o mundo e buscamos, dentro das situações que ele nos oferece, fazer as melhores escolhas, certamente perseguindo a alegria e tentando evitar o sofrimento. No entanto, tal maneira de viver, que parece muito sábia, só acontece enquanto ignoramos a essência do nosso Ser Real, que é supra-humana e pura felicidade. Ao despertarmos a consciência do que ignoramos, a frágil felicidade que o mundo nos oferece será substituída pela invencível felicidade que do Espírito emana.

     Enquanto nossa consciência segue ligada à mente pensante, enquanto acreditamos que a realidade absoluta é percebida e definida pelos pensamentos, temos uma noção muito limitada de nós mesmos e da realidade.

     Yoga é o cessar da agitação da mente. Somente quando a acalmarmos e percebermos Aquilo que é sua própria fonte, obscurecida quando a mente está muito agitada, nos perceberemos numa perspectiva mais ampla. Uma perspectiva supramental. E, a partir dessa perspectiva extraordinária, experimentaremos a felicidade essencial permanente.

     Enquanto não conquistamos a consciência livre dos obscurecimentos da mente pensante, continuamos não compreendendo que estamos seres humanos. Continuamos achando que somos seres humanos. E esse equívoco faz com que a angústia existencial seja inevitável, pois seguiremos sempre rumo ao envelhecimento, adoecimento e morte.

     É como se fossemos ondas do mar esquecidas de que, essencialmente, são água. As ondas nascem, crescem e seguem em frente. Ao chegarem perto da areia, testemunham as ondas mais velhas quebrando e dissolvendo-se.  Perceberem que esse também será seu destino, entram em desespero.  Imaginemos uma onda que sabe que está onda, mas que essencialmente é água. Sabe que, antes de surgir como onda, já era água; enquanto onda, continua sendo água; e, depois que a onda se desfaz, ainda é água. Ela sabe que é imortal. Certamente, essa onda seguiria tranquilamente sua jornada “ondana”.

     Enquanto continuamos identificados com nossa mente pensante, estamos esquecidos da essência. Identificados com as formas, tememos o momento da morte e sofremos só de pensar nele. A única saída real para esse dilema humano está além da humanidade. E é esta solução que a Yoga lhe oferece: o despertar para a consciência da Essência imortal. O despertar para a consciência da eterna felicidade. O despertar para a consciência de quem realmente somos.

     Se uma onda ignorante fosse praticar Yoga, seu mestre buscaria despertar nela a consciência da água. Quando você resolve praticar Yoga e encontra um mestre verdadeiro, Ele buscará ajudá-lo a despertar a consciência de Deus. 



                              Carlos Henrique Viard Junior




“Yoga é exatamente a viagem dos que, intoxicados de divertimento, acordados pelas abençoadas pancadas das vicissitudes, saudosos da ¨casa do Pai¨, já decisivamente convertidos, se tornaram aspirantes ao Eterno. Yoga é o caminho e o caminhar que conduzem a Deus. Yoguin é aquele que, tendo despertado visto a impermanência e a falência dos valores mundanos, seja cristã, hinduísta, budista, judeu, maometano..., está a caminho, pagando o preço dos desafios, das fadigas, das quedas, de todos os sacrifícios, mas sempre avançando sempre querendo chegar”. 

 Professor Hermógenes


Trecho da entrevista do Professor Hermógenes no “Cadernos de Yoga”, publicado na edição 26 - Outono 2010.

Qual mensagem o Sr. Gostaria de deixar para as novas gerações de yogis do Brasil?


Prof. Hermógenes: Não somente você que pratica Yoga, mas você que vive num mundo agressivo, você necessita se proteger contra a des-esperança. Yoga é o caminho mais eficaz para isso. Pratique Yoga para superar, para ...suprimir o sofrimento. Para descobrir a verdade, para se libertar da ilusão. Para conquistar a felicidade. Pratique Yoga, não é uma seita, não é uma religião, é uma re-ligação com a sua grandiosidade de ser. Mantenha-se no caminho. Feche os ouvidos às propostas pouco inteligentes, maldosas. Não perca a esperança, não pare de praticar e esteja com Deus todo o tempo. Ele está no seu coração e a maneira mais fácil de você chegar a ele é repetir o seu santo nome. Ele tem mil nomes e não tem nenhum. Escolha o que mais você aprecia. Ofereça a Deus tudo o quanto fizer ou deixar de fazer, ofereça a Deus. Deus está com você, afaste a ilusão e você se deslumbrará com a infinitude do eterno. Minha despedida é namastê. Deus em mim, saúda Deus em você. Deus em mim ama Deus em você.




Chico Xavier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário