quinta-feira, 27 de setembro de 2012

2013


II CURSO DE EXTENSÃO E APROFUNDAMENTO EM
YOGA E MEDITAÇÃO

 

COM CARLOS HENRIQUE VIARD JUNIOR
E
PROFESSORES CONVIDADOS
O Yoga oferece um caminho para obtermos Saúde, paz interior, compreensão e vivência da espiritualidade. No programa deste curso serão abordados os temas fundamentais do Yoga e da meditação de maneira objetiva e pragmática.
A partir do estudo e da prática dos conhecimentos milenares do Yoga, adaptados para nosso tempo e nossa cultura, este curso poderá vir a ser um poderoso diferencial na sua vida profissional, familiar, social e principalmente interior.

Início: Março de 2013
Duração: 9 meses – de março à novembro. 

Os encontros acontecerão um sábado por mês (exceto no retiro) e toda sexta-feira anterior ao encontro será oferecido um Satsang para os alunos, seus familiares e amigos.

Público alvo: Professores e praticantes de Yoga, profissionais das áreas de saúde e educação, todas as pessoas interessadas em mergulhar numa busca sincera por autoconhecimento e desenvolvimento humano.


Conteúdo do curso:

Primeiro Módulo: Sintonizando com a meta da yoga
Compreendendo a yoga como uma disciplina integral. Capaz de gerar benefícios em todas as áreas da vida. Mas, tendo como meta a liberação. Introdução ao Yoga Sutra de Patanjali.

Segundo Módulo : O Poder da Compreensão
Compreendendo como a ilusão se estrutura, parecendo ser a realidade, e colhendo os benefícios desta compreensão. Contemplando a impermanência e motivando-se para a prática dos ensinamentos. Neste módulo serão realizadas três práticas diárias de meditação.

Terceiro Módulo: Mente sã em corpo são
Mantendo o corpo saudável e disposto para a busca pelo autoconhecimento. Reconhecendo o corpo como instrumento. Compreendendo a relação entre a mente, o corpo e a respiração. A importância dos ásanas, pranayamas e da alimentação.

 Quarto Módulo: Transformando as emoções
Reconhecendo que as emoções surgem a partir da nossa forma de ver mundo, das nossas experiências vividas e pré-disposições genéticas compreendemos que podemos alterar as causas ou a maneira como reagimos a elas. Transformando as causas transformamos seus efeitos.

 Quinto Módulo: Observando e entendendo a mente
Antes de ser treinada a mente costuma se comportar de maneira mecânica seguindo cegamente os padrões cármicos. Nossos pensamentos geram palavras, que geram ações e surgem as conseqüências que geram mais conseqüências. Tudo inicia no plano mental. Sendo capazes de interferir nos processos da mente podemos nos transformar e transformar o mundo a nossa volta.

Sexto Módulo: Os Caminhos da Yoga
Hatha Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga e Raja Yoga.
Para cada tipo de individuo existe um caminho pela yoga. Os caminhos são complementares. Esta compreensão auxilia a prática e facilita ajudar a outros praticantes.

Sétimo Módulo: Um mergulho no universo dos ásanas e pranayamas
Depois de aprofundar o conhecimento nas diversas dimensões humanas podemos ampliar nossa visão de como trabalhar com ásanas e pranayamas.

Oitavo Módulo:  Retiro do Silêncio (Local à definir)Quem sou eu?
Serão três dias muito especiais dedicados a investigação da realidade por trás de todas as aparências. Serão expostos os conceitos e os fundamentos desta prática. Buscaremos no silêncio a experiência que diz mais que qualquer palavra.

Nono Módulo: A Yoga presente em diversas tradições.
Palestra sobre a yoga como disciplina universal, acessível a todos os seres humanos e não ligada a uma tradição específica. Será feito um passeio pelas diversas tradições espirituais. Apresentação dos trabalhos pedidos durante o curso. Entrega dos certificados e confraternização.

Em todos os módulos haverá prática de ásanas, meditação, círculo de estudos e palestra.
O curso oferecerá para os alunos apostilas e certificados.
Os alunos receberão a apostila do módulo sempre 15 dias antes do mesmo. Tornando, assim, mais fácil aprofundar o tema de cada encontro.

Coordenação: Carlos Henrique Viard Junior

Inscrições Abertas – Vagas Limitadas

Investimento por módulo: R$ 200,00


Inscrições e Informações:
 yoganiteroi@gmail.com /(21) 8801-6594



Local: Espaço Levemente – Rua Lopes Travão, 52 / 504 – Icaraí - Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário