terça-feira, 24 de julho de 2012

Tem Shiatsu na Yoga!

Experiência de dar uma aula de Shiatsu Dinâmico para uma turma de Yoga

Meu amigo-irmão Carlos Henrique Viard Jr. tem a marca da dedicação a tudo o que faz, e a todos os que ama. Em virtude de suas férias, convidou dois colegas instrutores de Yoga para repor suas aulas. E convidou a mim. Ele soube pouco tempo antes que eu vinha testando um método de aulas dinâmicas de Shiatsu, que diferente de ter a proposta de um curso, passa simplesmente por orientação de dinâmicas e exercícios. Imaginou que a aula poderia acrescentar algo na experiência psicoenergética dos alunos e lá fui eu.

Paralelo a uma gratificação emocional intensa ao perceber a promoção da saúde através dessas aulas, o interessante para mim, enquanto um professor de Shiatsu foi observar a reação dos alunos, acostumados com a dinâmica da Yoga com suas posturas e respirações. As dificuldades de cada um não prevaleciam frente a vontade de conhecer o novo. Percebi que o Yoga havia oferecido a cada um dos presentes a possibilidade de serem flexíveis não somente no corpo, mas principalmente na atitude para a vida, e por isso mesmo estavam ali, dispostos a experimentar o corpo de forma diferente. Estavam dispostos a desafiarem-se a si mesmos em posturas e movimentos antes desconhecidos. E essa abertura, tive certeza, fazia parte de toda uma transformação de vida que o Yoga vinha lhes proporcionando desde que iniciaram suas atividades. A boa orientação do Prof. Henrique era evidente, posto que ao professor mediano verifica-se boa condição em quem já tem aptidão, e não a todo um heterogêneo grupo.

Ao todo foram apenas três aulas para turmas pequenas, mas com pessoas de diferentes idades e condições físicas. Os alunos puderam conhecer um pouco mais o Shiatsu, se divertiram, enfrentaram exercícios corporais que reproduziam o Movimento da Vida, e se uniram em alongamentos e movimentos de equilíbrio feitos em grupo. Ao fim das aulas, verificou-se que todos os segmentos corporais haviam sido trabalhados, a mente parecia mais relaxada, e a energia mais fluída. O fato de obterem tantos benefícios com apenas uma aula deixou claro para mim que o Yoga propociona ao aluno o poderoso código do “eu posso”, e sinto que se continuarem assim, em breve acreditarão – com grande dose de realidade – que podem tudo aquilo a que se dedicarem a fazer. E assim, farão!

Parabenizo a todos os alunos do Prof. Henrique, e que possam continuar crescendo até o segundo dia de vida... e além.

Um abraço fraterno,
Arnaldo V. Carvalho
www.arnaldovcarvalho.com
Tel. (21) 9246 5999

Sobre o Shiatsu Dinâmico
O Shiatsu Dinâmico, como estamos chamando esse método, é capaz de ser praticado por leigos não praticantes de Shiatsu. Utiliza a filosofia desta terapia para criar uma alternativa de atividade para corpo-mente que utiliza a inter-relação entre os participantes. Exercícios, toques e respirações diversas são experimentados, o corpo de um dá suporte ao corpo do outro e assim constrói-se coletivamente uma harmonia interna, individual e do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário